PRESS CPCI 01/2018

Apresentação Pública do Programa

CASA EFICIENTE 2020

O Programa CASA EFICIENTE 2020 será formalmente apresentado amanhã, dia 13 de abril, em cerimónia presidida pelo Ministro do Planeamento e das Infraestruturas e pelo Ministro do Ambiente, que terá lugar às 11 horas, no Auditório da Sede da Ordem dos Engenheiros, sito à Av. António Augusto de Aguiar 3D, em Lisboa.

O Programa CASA EFICIENTE 2020 visa conceder empréstimo, em condições muito favoráveis, para a realização de um conjunto de muito alargado de obras de melhoria do desempenho ambiental dos edifícios maioritariamente habitacionais, com especial enfoque na eficiência energética e hídrica, bem como na gestão de resíduos urbanos.

As intervenções podem incidir na envolvente construída do edifício (ex., paredes, coberturas, janelas) e nos seus sistemas (ex., sistemas de iluminação, ventilação, produção de água quente sanitária, redes prediais, dispositivos sanitários, sistemas de rega).

Pode candidatar-se qualquer pessoa, singular ou coletiva de direito privado, proprietária de prédio ou fração autónoma destinado a habitação.

A CPCI – Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário será a entidade dinamizadora deste Programa, promovido pelo Estado Português, cofinanciado pelo BEI – Banco Europeu do Investimento e pelos Bancos comerciais aderentes.

Para o período de 2018 a 2021, o valor total disponível é de 200 milhões de euros.

 

PROGRAMA

11h00    Sessão de Abertura

Carlos Mineiro Aires | Bastonário da Ordem dos Engenheiros

Pedro Marques |Ministro do Planeamento e das Infraestruturas

11h15 Intervenção do Banco Europeu de Investimento

Andrew McDowell | Vice-Presidente do BEI

11h20    Intervenção da Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário

Manuel Reis Campos | Presidente da CPCI

Apresentação do Programa e Portal Casa Eficiente

11h30    Assinatura dos Contratos de Financiamento

11h50    Sessão de Encerramento

João Pedro Matos Fernandes | Ministro do Ambiente