AICCOPN PARTICIPA NA FIHAV2016, EM CUBA

A visita oficial do Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, à República de Cuba, representa um marco na ampliação das ligações económicas, comerciais e de cooperação, entre Portugal e Cuba. Reconhecendo a importância estratégica deste País para o Setor da Construção e do Imobiliário, a AICCOPN vai participar na FIHAV – 34ª Feira Internacional de Havana, que se realiza de 31 de outubro a 4 de novembro e que, pela primeira vez, conta com um pavilhão dedicado, em exclusivo, a Portugal, onde estarão representadas de cerca de 40 empresas e outras entidades nacionais.

Esta participação insere-se num conjunto de iniciativas incluídas no Projeto GPC – Global Portuguese Construction, cofinanciado pelo COMPETE 2020, com o qual a AICCOPN pretende promover internacionalmente a indústria da construção portuguesa, apresentando-a sob a uma marca única, distintiva coletiva, facilmente identificável, enquanto representante da experiência e Know How, das empresas nacionais. Facilitar o trabalho em rede, promover a complementaridade entre as diferentes especialidades e, desta forma, simplificar os processos de internacionalização é o principal objetivo desta Associação.

Nesta nova estratégia da AICCOPN, a América Latina, pelas potencialidades que tem para o Setor da Construção e do Imobiliário, assume especial relevância, apresentando oportunidades de negócio, com um potencial extraordinário para todo o tecido empresarial desta vasta fileira. Com esta iniciativa a AICCOPN assume o papel de “embaixadora” da Construção Portuguesa em Cuba, tendo por finalidade o estabelecimento de “pontes” que permitam contribuir para uma maior aproximação das empresas suas associadas, com expectativas de internacionalização, na abordagem a um mercado que está a despertar, em face da progressiva abertura política e económica deste País.

Esta ação conta com a participação do Senhor Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, Prof. José Mendes, que integrará várias ações que estão contempladas na agenda desta visita, com especial incidência, no âmbito do segmento da Reabilitação Urbana e Infraestruturas.

Para além da FIHAV, estão ainda previstas visitas a grandes obras em curso, reuniões com potenciais parceiros de negócios, celebração de acordos e protocolos e encontros com autoridades locais, com vista à promoção da fileira da construção e do imobiliário portuguesa, em Cuba.